YouTube Anuncia Parceria com Universal Music e vários artistas

YouTube Anuncia Parceria com Universal Music e vários artistas

O YouTube está a dar um passo significativo no mundo da música e da inteligência artificial, ao lançar uma parceria projetada para colaborar com artistas e músicos na exploração de aplicações inovadoras de IA (Inteligência artificial) na música.

Esta iniciativa foi anunciada esta segunda-feira, como “princípios de parceria com a indústria da música em tecnologia de IA”, no blog do Youtube e o motivo segundo o Youtube é simples:

Somente em 2023, foram mais de 1,7 bilhão de visualizações de vídeos relacionados a ferramentas de IA generativa no YouTube.

Parceria com a Universal Music e artistas

Através da Alphabet (GOOGL.O), o YouTube estabeleceu hoje uma parceria com a Universal Music (UMG.AS) para lançar a Iniciativa que vai contar com a colaboração de Artistas de sucesso.

A superestrela global Anitta , um dos elementos dos ABBA Björn Ulvaeus , o inovador artista que desafia o gênero d4vd , o aclamado músico, compositor e produtor Don Was , a sensação colombiana Juanes , o produtor de sucessos Louis Bell , o compositor visionário Max Richter , o compositor influente e o produtor Rodney Jerkins, a icônica cantora e compositora Rosanne Cash , o compositor e produtor ganhador de três prêmios Grammy, Ryan Tedderdo OneRepublic, o aclamado rapper, músico multiplatinado, empresário e filantropo Yo Gotti , e o espólio do ícone musical americano Frank Sinatra , entre outros.

Neal Mohan

Potencial Transformador

A parceria tem como objetivo, desenvolver uma estrutura de IA que ajude a atingir os objetivos comuns.

São três os princípios fundamentais de IA, que servem para aprimorar a expressão criativa única da música e ao mesmo tempo, proteger os artistas musicais e a integridade do seu trabalho.

Neal Mohan, CEO do YouTube, destacou a importância desta iniciativa no blog, onde afirmou que ela vai facilitar pesquisas em desenvolvimento no YouTube. Além disso, Mohan destacou que a plataforma, pretende estender a colaboração a mais parceiros num futuro próximo.

Explorar a Inteligência artificial na Música

A IA generativa é uma faceta da inteligência artificial, que tem capacidade para criar texto, imagens, sons e várias outras formas de dados. Através dessa colaboração inovadora, o YouTube, tem como objetivo explorar o potencial da IA, para revolucionar a indústria musical.

Compromisso com a Tecnologia AI

Após o bem-sucedido lançamento do ChatGPT no ano passado, a tecnologia ganhou força em diversas indústrias.

O anúncio do YouTube reforçou o seu compromisso em investir ainda mais em tecnologia alimentada por IA. Nisso se inclui a evolução da sua ferramenta de gestão de direitos autorais e conteúdo, com o objetivo de proteger tanto os utilizadores, quanto os criadores.

Transformar o Cenário Musical com IA

A colaboração entre o YouTube, a Universal Music e os artistas, evidência a aceitação da indústria, em relação à inovação de IA.

Além disso, abre caminho para uma potencial transformação do cenário musical. Este momento pode significar um novo momento no futuro da música e da inteligência artificial de maneira inovadora e esperemos que inspiradora.

Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.