Visa e Mastercard Encerram Parceria com a Binance

Cartão binance
Créditos imagem: Binance

A Mastercard e a Visa tomaram a decisão de terminar as suas parcerias que mantinham com a Binance Holdings, a maior corretora de criptomoedas do mundo.

Este afastamento das empresas que dominam o mercado de cartões de crédito, é um rude golpe para a Binance que está a ser alvo de forte investigação, um pouco por todo o mundo, devido a problemas regulamentares.

Visa e Mastercard Cortam parcerias com a Binance

A Visa já tinha interrompido a emissão de novos cartões com a Binance na Europa a partir de julho deste ano.

Por sua vez, a Mastercard vai terminar completamente a sua parceria com a Binance em setembro. A Mastercard não divulgou as razões que levaram a empresa a tomar essa decisão, enquanto a Visa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Pressões Regulamentares

A Binance tem estado a enfrentar uma investigação rigorosa por parte de órgãos que supervisionam a atividade financeira em várias partes do mundo. Essa investigação ficou mais intensa, devido ao sucedido no ano passado com a falência da FTX, o problema na terra luna, a circle e muitos outros problemas de menor dimensão.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA processou a empresa e o CEO Changpeng “CZ” Zhao, por supostas violações das regras de valores mobiliários. Além disso, a Comissão de Negociação de Futuros de “Commodities”, também entrou com ações contra a Binance. Embora a empresa tenha contestado essas acusações, as pressões regulamentares estão a ter um impacto negativo na sua imagem.

Isolamento do Sistema Financeiro Convencional

As decisões da Visa e da Mastercard representam um revés muito significativo para os esforços da Binance em expandir a sua usabilidade para o mercado convencional. Essas ações, acontecem num momento em que a Binance está a enfrentar restrições de acesso ao sistema financeiro tradicional.

A empresa foi excluída do sistema bancário dos EUA em fevereiro e foi forçada a deixar de aceitar transferências bancárias na Austrália em maio. Além disso, a Binance decidiu encerrar o seu produto “Binance Connect”, que permitia que empresas aceitassem criptomoedas através de cartões Visa e Mastercard como forma de pagamento.

Aplicação binance
Créditos Binance

Impacto e Próximos Passos

A decisão da Mastercard afeta não só a Europa, como outros quatro programas de cartões em várias regiões. São afetados a Argentina, Brasil, Colômbia e Bahrein, a partir de 22 de setembro.

Segundo a Binance afirmou num comunicado, menos de 1% dos utilizadores da América Latina e no Oriente Médio vão ser afetados pela mudança. Além de que as contas globais da Binance não vão sofrer qualquer impacto.

Por outro lado a Mastercard explicou que não vai existir qualquer impacto nos seus outros programas de cartão cripto de outras corretoras. Durante o período de transição, os titulares de cartões têm a oportunidade de converter o saldo do seu cartão em criptomoedas na Binance.

E Agora Binance?

É um forte revês para a Binance esta decisão conjunta da Mastercard e Visa, mas a corretora de CZ, já por diversas vezes mostrou, que se consegue adaptar as exigências e desafios colocados pela regulamentação. Certamente em breve apresenta uma nova forma de dar usabilidade às cripto para os seus utilizadores.

E você investe em criptomoedas?

Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.