Missão Espacial Lunar Russa despenhou-se na lua

imagem da lua
créditos Pixabay

A Tentativa com a sonda espacial Luna-25

A Tentativa da Rússia voltar à lua 47 Anos depois, sofreu um revés quando a Sonda Espacial Luna-25, perdeu o controle e chocou com a Lua

A sonda espacial Luna-25, lançada com o objetivo de voltar à Lua, ficou fora de controlo e colidiu com a superfície lunar e marcou o mais recente revés no declínio pós-soviético de um programa espacial outrora poderoso.

A “Roscosmos”, a agência espacial da Rússia, anunciou que perdeu o contacto com a sonda às 11h57 GMT deste sábado. O incidente ocorreu durante o processo de colocação da sonda em órbita pré-aterragem, que estava programada para amanhã segunda-feira.

Segundo a Roscosmos: “A Sonda entrou numa órbita imprevisível e desapareceu, como resultado de uma colisão com a superfície da Lua”.

Esperanças Despedaçadas

O fracasso da missão Luna-25, reflete a deterioração do poder espacial russo desde os tempos áureos que ocorreram durante a Guerra Fria.

Nesse período, mais concretamente em 1957, a Rússia destacou-se ao ser o primeiro país a colocar um satélite na órbita da Terra, com o famoso Sputnik 1, além de enviar o astronauta Yuri Gagarin ao espaço em 1961.

O colapso da missão lunar, ocorre num momento em que a economia russa de 2 trilhões de dólares, enfrenta pressões sem precedentes devido às sanções ocidentais e ao envolvimento num conflito militar significativo na Ucrania.

Superfície lunar

Investigação em Curso

A “Roscosmos” já tomou medidas, no sentido de tentar entender as razões por trás do fracasso da missão Luna-25. Para isso, formou uma comissão independente, para uma investigação ao sucedido.

Futuro Missão Espacial Lunar Russa

O fracasso da missão lunar Russa ocorre num momento em que outros países, como a Índia e a China, estão a efetuar progressos nas suas próprias ambições lunares.

A Índia, através da sua nave espacial Chandrayaan-3, tem planos de aterrar no polo sul da Lua nos próximos dias.

No entanto, este revés não deve diminuir a determinação e ambição da Rússia em explorar o espaço. O país já tem planos para mais missões lunares nos próximos anos, em que procura recuperar o seu lugar na vanguarda da exploração espacial.

Ilações e Futuro Incerto

O fracasso da missão Luna-25 expõe os desafios e complexidades que a exploração espacial enfrenta. A Rússia enfrenta obstáculos tecnológicos além de financeiros à medida que procura reafirmar a sua presença no espaço.

A exploração espacial, continua a ser um empreendimento complexo e arriscado, onde os sucessos e fracassos, fazem parte do processo de aprendizagem.

Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.