iPhone 15 é mais resistente que o 15 Pro Max?

Imagem do canal @JerryRigEverything

O iPhone 15 Pro Max tem falhado em sucessivos testes de resistência e torção que tem sido efetuados um pouco por todo o lado. Pode ver uma comparação entre o iPhone 14 e o 15 aqui.

Essa aparente fragilidade virou notícia e os novos iPhones construídos em titânio, não são tão resistentes quanto o nome poderia levar a pensar.

Mas também o titânio acabou por ser mais uma jogada de marketing, pois somente o aro lateral contém algum titâneo.

Além da resistência do chassi, o vidro traseiro aparenta fragilidade, o que é inédito num teste de durabilidade efetuado num iPhone.

Agora o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus, com molduras em alumínio, passaram pelo mesmo teste e vamos ver como eles se saíram.

Resultados dos Testes

Zack, do canal JerryRigEverything, tentou dobrar os dois Smartphones da mesma forma que dobrou o iPhone 15 Pro Max, mas desta vez eles resistiram.

Além dos testes de torção, Zack também efetua um teste de dureza do ecrã, em que ele tenta arranhar a parte frontal dos smartphones.

No caso da série 15 é possível observar pequenas marcas no nível 6 pouco visíveis e marcas mais profundas no nível 7, da Escala de Dureza de Mohs (escala de 1 a 10).

Retirado do video de JerryRigEverything

É um resultado muito bom tendo em conta que os arranhões não são tão visíveis como acontece nos concorrentes Android.

Análise dos Resultados

Num vídeo anterior do teste de durabilidade, com o iPhone 15 Pro Max, o iPhone 15 Pro, de tamanho menor, também conseguiu resistir ao teste. Então, o que aconteceu com o iPhone 15 Pro Max? No vídeo, o vidro traseiro do iPhone 15 Pro Max quebra surpreendentemente rápido.

A Apple, em sua página de produtos, afirma que

A linha Pro foi projetada para durar, combinando a resistência do titânio com o vidro traseiro mais resistente de um smartphone

Apple

O chassi (parte lateral) é composto por faixas de titânio revestidas de alumínio através de um processo termomecânico “inédito na indústria”.

Isso está conectado ao painel de vidro traseiro e pode haver alguma tensão estrutural entre essas junções. Ou seja, a diferença na resistência à tração (elasticidade) entre o titânio e o alumínio e o painel traseiro pode acabar por ser o maior problema do iPhone 15 pro max.

Desta vez a linha Pro e mais concretamente o iPhone 15 Pro max, acaba por ser o menos resistente. Não deixa de ser estranho que o equipamento mais caro, acabe por ser o mais frágil da série.

Assista ao video

Por outro lado é surpreendente que a Gaveta do cartão sim, seja a única parte que é resistente a riscos.

Além disso, o vidro que é modular, tem um custo muito elevado para ser substituído pela Apple, o que pode ser preocupante para os compradores do novo iPhone 15 Pro Max.

Apoie o nosso Site, a sua contribuição faz toda a diferença.

Deixe o seu Apoio na Página do Facebook da i9Radar e não perca nada.

Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.