Falha no X (Twitter), apaga milhões de Fotografias

X (Twitter)
Créditos imagem: Patrick - stock.adobe.com

O X (antigo Twitter), foi alvo de uma reformulação de imagem e com isso estão a ser introduzidas mudanças significativas, que não são do agrado de todos.

Agora para aumentar a insatisfação, há problemas com fotografias partilhadas antes de 2014, que deixaram de estar visíveis.

Se a sua conta é posterior a esta data, não tem com que se preocupar, uma vez que a mesma não foi afetada por este problema.

Se a sua conta é mais antiga, deve verificar os seus tweets anteriores a dezembro de 2014.

De acordo com o relatório do The Verge, qualquer imagem ou link partilhado, desapareceu da plataforma, quando foi utilizado o encurtador de URLs integrado do Twitter.

Este problema foi identificado por um utilizador do X “Tom Coates”, que também partilhou os resultados da pesquisa de publicações anteriores a 2014.

Nestes casos há um problema, em que a imagem pode não ser apresentada, ou o link ser removido, o que deixa o conteúdo inacessível.

Os tweets continuam a existir, mas o conteúdo com a imagem ou o link não é visível. Coates deu o exemplo da famosa selfie do Oscar partilhada por Ellen DeGeneres que deixou de estar visível. (Foi reposta nas últimas horas)

famoso tweet de Ellen DeGeneres que desapareceu e reapareceu nas últimas horas.

Esta selfie, que incluía atores como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, já foi o tweet mais visualizado, com 2,8 milhões de “retweets” e 2 milhões de gostos.

Até ao momento, ainda não se sabe o motivo pelo qual isso está a acontecer, uma vez que nem o X nem Elon Musk, abordaram o assunto. De acordo com o “The Verge”, este problema parece afetar essencialmente publicações anteriores a 2014, devido a algumas alterações que o Twitter implementou em 2016.

Posteriormente, o Twitter introduziu uma “enhanced URL enrichment” que passou a fornecer o título HTML e a descrição no conteúdo do tweet.

Estas alterações entraram em vigor em dezembro de 2014, pelo que as publicações anteriores a esta data, estão a ser afetadas por esta falha.

Postura da empresa

Este revés na plataforma X, apenas confirma que todas as alterações mais profundas, devem ser alvo de um maior planeamento, pois podem ter consequências.

Entende-se que Elon Musk esteja a tentar renovar a plataforma, por forma a ter retorno do investimento feito, mas é importante que a empresa tenha em conta a experiência dos utilizadores e a preservação das informações partilhadas ao longo dos anos.

Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.