Alerta de Rastreio desconhecido, sabe o que significa?

maps e air tag

A privacidade e segurança digital, estão no topo das preocupações das empresas de tecnologia e o Google anunciou uma inovação com utilidade para os utilizadores de equipamentos Android.

À uns dias atrás foi anunciado pelo Google o “Alertas de Rastreador Desconhecido”, sem dúvida uma mais valia adicionada ao Android 14. Este novo recurso tem como objetivo a deteção de rastreadores de objetos que não pertençam ao utilizador.

O que são rastreadores Bluetooth

Mais conhecidos por tags, são pequenos dispositivos, do tamanho de uma moeda, que foram concebidos para serem acoplados a malas, chaves, ou qualquer outro objeto que se pretenda localizar em caso de perda.

No entanto começou a ter outros usos, quando alguém percebeu que era uma forma económica e discreta o suficiente para poder rastrear alguém com exatidão..

Deteção de Rastreador Desconhecido

No Android 14 temos então uma forma de identificar essas tags, com o novo recurso “Alertas de Rastreador Desconhecido”.

Como tal agora é possível saber se em dado momento temos um rastreador perto de nós, pois o android emite um alerta.

Como funciona

No momento sabemos que o recurso está disponível nos smartphones Xiaomi, Samsung Galaxy e Google Pixel com Android 14. Mas é uma questão de seguir os passos abaixo, caso o seu smartphone já possua android 14, pois é similar em todos.

Por definição o alerta já vem ativo por defeito. Se ainda não o viu, pode encontrar em:

  1. Aceda às “Configurações” do seu smartphone.
  2. De seguida “Segurança e Emergência” ou “Segurança Pessoal”.
  3. e por último “Alertas de Rastreador Desconhecido”.

Nesse menu pode confirmar que o recurso já está ativo e uma breve descrição de como funciona.

Verificação e Notificações

Além da verificação automática, pode num dado momento que lhe pareça oportuno, optar por realizar uma “procura manual”, que é realizada em apenas 10 segundos. Não pode esquecer que para este recurso estar funcional, precisa de manter o Bluetooyh do smartphone ligado.

Quando a busca deteta um rastreador, uma notificação é emitida, acompanhada de um mapa, onde é mostrada a origem do sinal.

Caso encontre um rastreador que não lhe pertença, em algum local a cujo acesso só deveria ser possível a você,pode optar por o desativar(veja imagem abaixo), ou pode optar pela entrega do mesmo às autoridades.

Outro tipo de rastreador

O acima descrito apenas funciona com o “Air tag”, mas não é de descartar que baseados nele, algumas empresas em busca de lucro, não estejam a desenvolver algo similar para não ser detetável. Mas certamente o Google irá adaptar-se a isso caso tal ocorra.

Mas já existem mais uma série de dispositivos que funcionam de forma autónoma ou até mesmo aplicações, pelo que de uma forma ou outra o cuidado tem de ser redobrado.

Apoie o nosso Site, a sua contribuição faz toda a diferença.

ulefone power 13
Desde sempre um apaixonado por Tecnologia e com tudo o que seja relacionado a Smartphones. O mundo cripto é uma das àreas a que dedico especial atenção e tenho no automobilismo um dos hobbys favoritos.