Sensor Samsung hm3 de 200MP é anunciadodo.

sensor samsung hm3
fonte imagem: Digital photography review

Depois de ontem termos falado que a série Galaxy S23 iria finalmente ter uma evolução na sua câmera frontal, hoje temos novidade sobre o sensor principal, pois a Samsung acaba de anunciar os seus novos sensores de câmera de última geração para smartphones. Trata-se do ISOCELL HP3 de 200 megapixels, que apresenta muitas melhorias e recursos em relação ao seu antecessor.

Para quem não está tão familiarizado com o assunto, o sensor HP3 é o sucessor do ISOCELL HP1, que possui pixels de 0,64μm. Mas agora, a gigante de tecnologia sul-coreana anunciou o novo sensor de imagem HP3, que possui os pixels de menor dimensão jamais produzidos, com apenas 0,56μm. A empresa também está a inovar com uma nova tecnologia, que se chama Epic Resolution Pro, que oferece alta resolução de nível profissional para utili de smartphones.

No novo ISOCELL HP3 cada pixel é cerca de 12% mais pequeno e também pode permitir uma redução de cerca de 20% na área de superfície do módulo da câmera. Notavelmente, o sensor HP3 também suporta gravação de vídeo de até 8K a 30 quadros por segundo e gravação de 4K a 120fps. Além do mais, ele pode gravar vídeos de alta resolução com perda mínima no campo de visão, especialmente em resoluções de 8K.

Outro aspecto notável em relação ao novo sensor é a tecnologia Tetra2pixel. Normalmente, o pixel binning, que tem o sensor da câmera combinando quatro pixels (AKA quad binning), ajuda a oferecer imagens mais brilhantes em cenários de pouca luz. Mas com o novo sensor HP3, a Samsung está a conseguir combinar impressionantes 16 pixels em um. Em teoria, isso deve permitir que a câmera ofereça um sensor de pixel de tamanho grande que será capaz de receber mais luz para melhor desempenho em cenários noturnos.

Mas temos de ressalvar, que ainda não foi disponibilizada informação em qual ou quais smartphones esse sensor será lançado, mas provavelmente está reservado para modelos de ponta como a série Galaxy S.